sábado, 5 de setembro de 2009

Brasil pra frente, Ciro Presidente!


No congresso estadual do PSB que elegeu o governador Cid Gomes (PSB) presidente da legenda no Ceará, o irmão, deputado federal Ciro Gomes (PSB), foi aclamado candidato a presidente e até fez discurso de presidenciável. O PSDB foi alvo de críticas

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) foi aclamado candidato a presidente no X Congresso Estadual do PSB, no último sábado, que elegeu seu irmão, governador Cid Gomes (PSB), presidente do partido no Ceará. Além de Cid, a tese foi defendida pelo vice-presidente nacional da legenda, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. “Não existe ninguém mais preparado do que Ciro Gomes”, disse Cid, também dando um recado para que o irmão segure a língua. “Está mais maduro, não vai mais fazer daquelas”.

Em suas falas, tanto Cid como Amaral fizeram questão de tecer críticas ao PSDB. “Precisamos impedir o retorno do atraso, do tucanato, da privatização. Estou saudando a candidatura Ciro Gomes”, declarou Amaral.

Além disso, Cid defendeu que deve haver uma segunda candidatura da coalizão do presidente Lula na disputa pela Presidência. Para ele, é perfeitamente possível compatibilizar as duas candidaturas - a de Ciro e a da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) -, com o arco de aliança formado em torno de seu nome no Estado. “Como uma especulação só: Dilma e Ciro candidatos. Uma candidatura aqui (a de Cid), em que sejam coligados PSB e PT. A candidatura local faz-se no mesmo palanque e as candidaturas nacionais fazem-se em palanques diferentes”, defendeu.

São Paulo

Cotado ultimamente para ser candidato ao Governo de São Paulo, Ciro fez discurso de presidenciável. Defendeu o governo Lula, tratou de temas como educação, saúde e segurança pública, mas disse que não “pode se conformar”. “Não é isso que o presidente Lula quer”, afirmou.

Ciro ainda demonstrou que mantém em aberto a possibilidade de se candidatar em São Paulo, com um prazo até o dia 20 de setembro para decidir se muda seu domicílio eleitoral. Para ele, a absolvição do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não interfere no quadro político atual nem em sua decisão. Palocci também é cotado para ser o candidato do PT ao Governo paulista.

Porém, Ciro reafirmou que, por sua vontade, será candidato a presidente da República. “Candidato eu sou a presidente”, disse. “Eu não tenho essa vontade (de ser candidato em São Paulo), não me preparei para isso, não desejo isso, embora me considere bastante honrado pela lembrança”, disse.

Com relação à hipótese de Palocci vir a ser o candidato pelo PT ao governo de São Paulo, Ciro assegurou que essa alternativa sempre houve. “Eu e o Palocci somos bons amigos, conversamos permanentemente. Ainda ontem nos falamos”, afirmou sem entrar em detalhes sobre a conversa. (Giselle Dutra, com as agências)


EMAIS

1. Sempre citado como força à parte da ala histórica do PSB, o governador Cid Gomes (PSB) disse não se considerar mais “novo” no partido. Junto com o grupo que o acompanha e a seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes, ele ingressou em 2005 na sigla.

2. Foram tantas as personalidades da política presentes que foram necessárias três fileiras na mesa que dirigia o evento para acomodar a todos. Com tanta gente, o ar-condicionado não conseguiu conter o calor, e em determinado momento todos estavam usando a pasta vermelha com o “kit de filiação” para se abanar.

3. Cid Gomes, ao aconselhar o irmão sobre sobre suas declarações infelizes: “Hoje, mais maduro... Já perdeu os cabelos... Certamente não vai mais fazer uma daquelas de dizer ‘deixa de ser burro?’”, disse o governador. Nas eleições de 2002, Ciro usou o termo num programa de rádio na Bahia, em que chamou de burro o interlocutor - o que foi aproveitado pelos adversários contra ele na campanha. Mas o irmão mais novo também defendeu Ciro.”Falou isso porque é sincero, porque não é falso. Mas a gente tem que pesar e medir as palavras”, completou.

Um comentário:

  1. Sou do Espírito Santo e quero ver Ciro Presidente. Duro nas suas falas e contundente na defesa dos seus pontos de vista, Ciro é visto, no tradicional meio político brasileiro, como um homem de língua afiada, que não leva desaforo pra casa, que fala o que pensa e não o que seus interlocutores gostariam de ouvir. Na grande imprensa Ciro á chamado de insolente e talvez por isto lhe dêem tão pouco espaço na mídia. Ou, talvez não por isto, mas pelas inúmeras críticas que o Ciro tem feito ao monopólio da informação no nosso país. O certo que precisamos acabar com este mito brasileiro de que todo político só deve falar o que os outros querem ouvir, ser escorregadio feito sabão, sangue de barata como o Sarney . Eu, e muitos outros, que sonhamos com a boa política, queremos um presidente da república austero, com conhecimento de causa e clareza do mundo que quer inserir o nosso país.Ciro é a opção do momento.

    ResponderExcluir