sexta-feira, 11 de setembro de 2009

João Alberto: de Enjeitado a Peça Chave


Pesquei esse artigo no blog do Zé Reinaldo(foto)... e agente pensa que sabe de tudo... que nada. Com a palavra: quem entende do jogo e pensa politica como poucos.

Os rumores sempre ouvidos de dentro do governo são principalmente de desavenças e humilhações contra João Alberto. Eles vem sobretudo de Ricardo Murad - que se julga dono do governo atual - acostumado que está a não respeitar Roseana e passar, tal como rolo compressor, por cima de qualquer um do governo. Vive às turras com o vice-governador , já que vê neste uma pedra em seu sapato, o único que não lhe baixa a cabeça.

Sabe-se que, ao assumir interinamente o governo, João Alberto promoveu um almoço com deputados estaduais, evento no qual anunciou que queria desanuviar o ambiente político do estado e que daria uma emenda no valor de R$ 50 mil para que os referidos parlamentares, de todos os partidos, melhorassem as brincadeiras de São João nos municípios que escolhessem. O fato é que a verba não saiu para nenhum deputado - para espanto de todos - e as suspeitas recaíram sobre Ricardo Murad. O clima azedou e houve um acontecimento que destoou das usuais práticas do grupo de Roseana, que foi o oferecimento por parte do governador em exercício, João Alberto, de alguns dias para que o presidente da Assembléia, Marcelo Tavares, assumisse e comandasse o governo do estado. Esse gesto, que pegou a todos de surpresa, inclusindo Roseana, foi interpretado como um aviso do vice-governador, para que o respeitassem como merecia ou ele poderia ser protagonista de grande confusão.

Pois bem, agora João Alberto ocupará o centro dos acontecimentos e todos do seu grupo dependerão do seu humor.

Explicando: O senador José Sarney é pai muito preocupado com a família, não só promovendo atos secretos, e, portanto, vê com apreensão que as coisas se complicam para o filho Fernando. O processo corre célere em várias frentes e ele não está controlando a situação. Assim, só vislumbra uma maneira de tentar blindar o filho. Quer que ele tenha um mandato de deputado estadual por causa das imunidades do cargo. Sendo deputado estadual, ele terá pelo menos mais duas instâncias de justiça para recorrer: o STJ e o STF.

Para que se eleja, no entanto, será necessária uma grande manobra política, de muita repercussão, que dificilmente será aceita pelos eleitores. Um novo Sarney na política que quer um mandato somente para se proteger da justiça não é um bom slogan de campanha, convenhamos. Ficará muito evidente a manipulação de um mandato eletivo com finalidade flagrantemente diferente do desejo de servir ao povo.

E soará com estridência, pois sua irmã, que ocupa o cargo de governadora por delegação de quatro ministros do TSE, terá que deixar o cargo para permitir uma candidatura do irmão. Sairá do cargo de governadora para disputar a eleição fora do cargo. Certamente, como tem um sistema de mídia muito grande, ela vai tentar explicar a situação, dizendo que o fato de abrir mão do cargo se dará para disputar de igual para igual o governo com os adversários. Porém, tal estratégia só calhará se João Alberto deixar também o governo. O que não vai acontecer.

Assim, exatamente na hora da eleição, o destino coloca o cargo de governador do Maranhão nas mãos do esnobado vice. Como João Alberto se comportará? A tendência é cumprir o roteiro, mas nunca se sabe... Ele poderá até mesmo, se quiser, ser o próprio candidato a reeleição. Como dizia o saudoso Lister Caldas: “Quem viver, verá”.

Se cumprir o programado pelos donos do grupo, ou seja, os Sarney, e ficar no governo, João Alberto será o maior sacrificado, pois não poderá ser candidato a nada - somente a governador - ficando sem mandato por muitos anos.

Nesse caso, dizem que Lobão e Ricardo Murad seriam os candidatos ao Senado. E João Alberto carregaria todo mundo nas costas. É confusão certa. Tudo para proteger Fernando Sarney!

Enquanto isso, vão tentando levar um governo que só existe na televisão. Cafeteira já dizia que o governo de Roseana começava quando a Tv era ligada e acabava quando a TV era desligada. Nada mudou, continua desse mesmo jeito.

Só se preocupam em entesourar recursos para a campanha política, quando pretendem comprar apoios. Na área da saúde então a coisa é um desfile de descalabros... Os melhores hospitais do interior vão sendo obrigados a diminuir o atendimento, porque os recursos são cortados. Todos estão em municípios governados pela oposição. O procedimento é sempre o mesmo: cortam os recursos e mandam um convite ao prefeito para uma audiência com a governadora. O dinheiro da saúde virou moeda de troca política.

Na outra ponta, as licitações para a construção de hospitais - que tiveram os editais condenados pelo CREA, pois não permitiriam a licitação conforme a Lei - vão sendo abertas e os resultados vão confirmando o que era especulação. Para se ter uma idéia, a maior parte das vitórias nessas concorrências são colecionadas por um empreiteiro amigo do secretário. Na cara de todo mundo!
Vocês se lembram das enchentes que arrasaram grande parte do Maranhão? Ninguém fala mais do terrível sofrimento daquelas famílias... Quem não consegue esquecer são as vítimas, porque até hoje não chegaram a elas as ajudas prometidas, embora mais de R$ 50 milhões de recursos federais para esse fim tenham sido remetidos para as autoridades do estado.

Talvez seja o único estado que não prestou ajuda aos flagelados...

Em Matões, o Frei Benedito concelebrou missa do Divino Espírito Santo e em seu sermão, pediu que rezassem pelos alagados de Trizidela do Vale, que até hoje nada receberam do governo de Roseana. Sim, porque ela, arrogante como sempre, decidiu que não porá recursos do governo lá, pouco se importando com o tremendo sofrimento das pessoas que perderam tudo nas enchentes. Como disse o religioso, se não fosse o prefeito agir (em que pesem as imensas dificuldades de uma pequena prefeitura), tudo estaria perdido para tanta gente. O que será que Roseana pensa sobre “o que é governar”?

Ainda bem que o Senador Tasso Jereissati propôs emenda para acabar com lacunas jurídicas que permitiram a aberração e a ilegitimidade de governar sem ter sido eleito para tal. A emenda foi acolhida pelo relator e deve ser aprovada em plenário com apoio da opinião pública nacional.

E Roseana? Continua calada e invisível, tentando escapar do julgamento da opinião pública sobre essa terrível família.

E assim caminhamos...

Qual vocês acham que será o slogan de campanha de Fernando Sarney para deputado?


Fonte: Blog do ex-Governador José Reinaldo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário