terça-feira, 29 de setembro de 2009

Análise sobre o troca-troca de partidos


A política no Maranhão está a cada dia de mal a pior. Nos últimos dias o que temos visto é o apse da pobreza poltica em nosso estado. O troca-troca de partidos tem se consolidado como uma pratica corriqueira nos bastidores politicos, trocam de partido como um jogador de futebol troca de clube, o que nos remete a idéia de um país onde a politica não é levada a sério nem por brincadeira.

Terça feira passada 2 deputados estaduais, foram recebidos em suas novas casas partidarias, o Deputado Rubéns Junior, trocou o nanico PRTB pelo PCdoB, partido histórico que tem 86 anos de luta pelo Brasil, na minha opinião, um grande avanço politico que nos faz acreditar que um novo Maranhão é possivél e uma nova poltica vem sendo construida através de Deputados de gabarito como o Rubéns Junior, Rubéns é um excelente parlamentar, atuante, dinamico, tem posições firmes no que tangem a sua ideologia politica e a muito tempo queria estar em um Partido que prenchesse o seu idéario, trocou uma legenda por um partido, o que me leva a crê que dentro de alguns anos o deputado estará preparado para alçar voôs mais altos.

Quem também trocou de partido foi a Deputada Cleide Coutinho, trocou o PSDB pelo PSB. Cleide exerce uma forte liderança em sua região e vem se consolidando a cada dia como uma parlamentar séria e compromissada, é uma das deputadas mais atuantes na Assembléia Legislativa.

No entanto existe uma diferença muito grande em relação a troca de partidos por parte desses deputaados, o que ocorre é que partido no Brasil virou mero instrumento eleitoral, ou seja, os politicos de filiam a um partido politico somente com a intenção de eleger-se, por outro lado os partidos vem permitindo que isso aconteça.

Existem casos que considero uma verdadeira farra do boi. Diversos deputados maranhenses que compunham a base dos governos Zé Reinaldo e Jackson Lago e apoiaram o governo e dele se beneficiaram, hoje apoiam o governo Roseana Sarney e descaradamente mudam de partido e de grupo politico sem nenhum remorço.

Vou começar com os deputados que sairam do PSB, José Lima, Paulo Neto e Afonso Manoel, três inutéis deputados que nunca contribuiram com o partido, entraram e sairam sem saber sequer o nome do partido, por 4 anos foram filiados ao PSB e somadas as idas desses parlamentares a sede do PSB não sei se somam 10 vezes.

Afonso nunca passou da 5ª suplência nas vezes em que disputou uma vaga na Assémbléia, acho que foi a sede do partido 2 vezes uma quando se filiou ao partido e outra quando da aliança com Castelo na eleições de 2008, depois disso, necas. o Lima foi eleito em 2000 pelo PHS com pouco mais de 10.000 votos, tempos depois com a ida de Zé Reinaldo pro PSB lima foi junto, se elegeu pelo PSB com mais de 27 mil votos, quando Helena Duailibe foi eleita presidente do dirétorio municipal, lima foi eleito vice-presidente do PSB... se foi em 3 reuniões do dirétorio municipal foi muito...
O Paulo Neto a mesma coisa, parlamentar sem nenhuma atuação pelo partido, nunca contribuiu em nada, muito pelo contrario o partido foi quem o ajudou quando foi acusado de ter tramado o assasinato do prefeito Bertim, o PSB foi solidário, acreditou nele e deu tratamento de companheiro.

Outros deputados de outros partidos resolveram debandar para o lado da branca, Rigo Teles, Stênio Rezende, Arnaldo Melo, Alberto Franco, Antonio Barcelar, Carlos Braide e outros, dão uma verdadeira demonstração de oportunismo e ingratidão ao grupo que os acolheu e neles tinha confiança de poder contar com os mesmos pra construir a vitória sobre os Sarneys em 2010.

Fico impressionado com a conivência por parte da mídia a essas atitudes. Quando um parlamentar é eleito por um partido, fixa um compromisso de construção de determinado projeto segundo as convicções ideologicas do Partido. A coisa está tão distorcida que dizem por ai que o PSB está chantageando os deputados para que os mesmos continuem no partido. Isso nunca existiu, pelo contrario o PSB deixou os deputados bem a vontade para sair do PSB quando quisessem... mas o mandato fica. O mandato é do partido, quem quiser sair, sai, mas sem o mandato. Afinal a vida é feita de escolhas. Não é justo que o partido perca três vagas na Assémbléia porque um ou outro deputado que pensa que pode fazer o que quiser do mandato outorgado pelo povo muda de partido.

Vejamos; alguém que em 2006 foi eleito deputado apoiado por um grupo, em que o povo confiou a ele um mandato em que ele representaria o sentimento de uma parte da população, não pode de uma hora para outra de acordo com suas próprias conveniências querer sozinho mudar de partido, ora, ele não foi eleito carregando um numéro de um partido? lá no cartaz não tinha assim: coligação: frente de libertação do maranhão, governador Jackson, senador Castelo e etc... entaum, o povo vota nesse individuo porque ele prenche o seu ideário, aquele candidato representa a sua vontade, o seu desejo, otrossim não daria seu voto ao candidato do cartaz que ele tambem viu na TV pedindo votos pra governador X.

Volto a falar da diferença entre as saidas de Cleide Coutinho e Rubéns Junior de suas siglas, a diferença é que os 2 ocuparam a tribuna em seus mandatos para contribuirem com o governo Jackson na base de apoio ao governo, o que fizerem com muita presteza e seriedade, O PSDB da deputada Cleide liberou seus parlamentares para que os mesmo pudessem deixar o partido, decisão que na minha opinião é equivocada pois o detentor do mandato é o partido, mas... a Deputada Cleide resolveu sair porque não se sentiu a vontade no ninho tucano, inclusive porque o mesmo lançará candidatura própria a presidencia o que inviabilizaria o palanque de Dilma ou Ciro em Caxias.

Já o deputado Rubéns Jr. fora orientado o tempo todo em que Jackson foi governador a estar no bloco de apoio ao governo na assembléia, quando Roseana assume o governo, vem o PRTB e orienta o deputado a continuar onde estava, na base de apoio ao governo, mas dessa vez com governador diferente, ai o deputado que passou 2 anos dizendo que Roseana era feia, agora teria que dizer que ela é linda... O deputado pôs os pés na parede e deixou o partido livre para vender-se a Roseana, porém sem ele.

A atitude de Rubéns Junior e Cleide Coutinho surprendeu a toda classe politica, pois assim como a maioria das prefeituras tiveram os repasses sustados pelo governo, as prefeituras de Matôes e Caxias também foram boicotadas no governo Roseana, mesmo assim não foi motivo para que os deputados retrocedessem em suas posições politicas.
Não se acovardaram , não baixaram a cabeça e continuam firmes, embora saibam que daqui pra frente serão tratados como cachorros pelo governo.

É a grande tribulação, como diz a biblía em apocalipse, haverá choro e ranger de dentes, mas os fortes subsistirão e adentrarão ao reino do céus, a porta do céu é estreita, a do inferno é mais larga e tem espaço pra mais gente. Começou a provação, vamos ver quem resistirá até o dia do Juizo, e nesse dia muitos estenderão a mão e dirão senhor, senhor... e ele dirá afastai-vos de mim que eu não vos conheço.

Por fim quero fazer minhas as palavras do nosso lidér Deputado Marcelo Tavares. "Essa caminhada é para os fortes não para os fracos... não sei quantos seremos, mas sei que estaremos do lado certo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário