terça-feira, 8 de setembro de 2009

38º Congresso da UBES vem ai!


O CONEG(Conselho nacional da entidades gerais) que realizou-se entre os dias 4 e 7 de setembro na cidade do Rio de Janeiro - RJ, convocou mais um Congresso da UBES, será o 38º congresso da entidade que comemora seus 62 anos de existencia e que está mais viva do que nunca, e o CONEG mostrou isso, estudantes de todo o Brasil estiveram reunidos no Rio de Janeiro, onde esta situada a sede historica da UNE/UBES, e debateram sobre os mais diversos temas importantes para os estudantes e a educação brasileira, na oportunidade aconteceu o 1º Encontro Latino Americano e Caribenho de Estudantes Secundaristas, onde participaram estudades secuundaristas das Americas e da região do Caribe, um encontro rico e com debates profundos acerca da educação e movimento estudantil na America Latina, discussões importantes sobre a conjuntura politica das Americas foram o ponto principal dos debates, iniciativas importantes como a da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, do Uruguai que criou O Programa Escala Estudantil que proporciona a estudantes universitários a possibilidade de estudar em outro país, tendo suas despesas custeadas pela universidade que ele está cursando em conjunto com a que o receberá, foram para nós motivo de intensas reflexões que nos levaram a pensar que de certa forma estamos a um passo atrás de países com intervenção internacional inferior a do Brasil. Ideias como essa nos levam a conclusão que é preciso avançarmos mais e mais na construção de um sistema educacional inteligente e atrativo que possa angariar entre outros valores uma maior aproximação do jovem ao mundo do trabalho.
De forma que o CONEG do Rio entra pra Historia do Movimento estudantil como um dos conegs mais representativos da historia da UBES.

Momento histórico.

Um dos momentos mais marcantes para os estudantes foi a elaboração e apresentação da carta dos estudantes - Monteiro Lobato, que foi um arduo guerreiro na campanha "O Petroléo é nosso" nas decadas de 30 e 40. A UBES assim como a UNE defende que seja criado um fundo soberano com os recursos provenientes da exploração da camada pré-sal e que deste sejam destinados pelo menos 50% à educação.

Leia abaixo a carta dos estudantes - Monteiro Lobato.

50% do pré-sal para a Educação!
Rio de Janeiro, 6 de setembro de 2009.

Nós estudantes secundaristas, que nos levantamos perante as injustiças em toda parte do Brasil, desde a região Norte que defende o verde de nosso povo, o Nordeste que se levanta para construir a nossa brasilidade, o Centro-Oeste que se entrega às causas daqueles que mais precisam o sudeste que traz em si a riqueza e a pujança do povo brasileiro e por fim o Sul que sempre foi lembrado por seus gritos de liberdade, uma pátria soberana e livre. Todos os estudantes se juntam num só grito, num só canto de esperança por uma escola verdadeiramente de qualidade, que corresponda aos sonhos de cada estudante que deseja uma nação forte e liberta da suas mazelas.

Estudantes brasileiros presentes ao 12º Conselho Nacional de Entidades da UBES, saudamos um ícone que se confunde com a história dos estudantes e do próprio Brasil, o escritor e nacionalista Monteiro Lobato, símbolo da luta em defesa do Petróleo na mão dos brasileiros. No passado, os estudantes travaram essa importante batalha em defesa do Brasil, com muitas manifestações de rua, torres de petróleo feitas com papelão que comoviam e formavam a opinião do nosso povo pela sua soberania, e hoje indo além, lutando com caderno e caneta, grêmio estudantil e entidades municipais, indo à luta todos os dias caminhando, de skate ou bicicletas, de ônibus ou metrô, de barco e até canoa;

Juntos, vamos construindo a diversidade que há entre nós, somando na luta a galera do esporte, do grupo de teatro, da banda musical, a galera que está no mundo da tecnologia e produzindo ciência, essa mesma galera que hoje não agüenta mais que muitos entendam educação somente cercada pelos muros cheios de buracos das escolas.

A educação que temos passa muito longe da educação que nós estudantes brasileiros queremos. Pensamos que a educação é uma questão de prioridade nacional, e que precisa se constituir num sistema nacional que garanta condições mínimas de qualidade, democracia, acesso e diversidade.

Cada estado implementa gestão democrática da forma como lhe convém, na maioria das vezes sequer ela existe. Por isso queremos não apenas ser escolhidos, queremos escolher também nossos diretores. As escolas precisam ir além dos cadernos e das lousas, a sala de aula precisa se modernizar com acesso a internet para todos, com os melhores recursos disponíveis de audiovisual, veículos de informação e tudo que facilite o aprendizado dos estudantes.

O conteúdo das matérias escolares precisa ganhar vida, precisa estar aberta aos desejos e anseios dos estudantes, obter de fato importância na sua vida. Para tanto, o estudante precisa ter maior autonomia na escolha de seu currículo e do conteúdo que deseja aprender. E mais, a escola que queremos tem que ter conteúdo humanista onde tenha musica, teatro, literatura, filosofia, sociologia e etc. Cientifica, onde tenha acervos bibliográficos, laboratórios tecnológicos e de ciências com profissionais capacitados e bem remunerados, e que dê condições do estudante dominar conhecimento científico necessário à sua vida e ao desenvolvimento do país. E por fim conteúdo tecnológico, em que dê condições do estudante operar e dominar os recursos tecnológicos mais modernos que a sociedade nos proporciona.

A frieza dos concretos não cabe mais nas escolas, queremos ficar mais tempo nos colégios e ele precisa ser agradável, humano, características principais que uma escola deve ter. Queremos de fato um espaço escolar com vida, em período integral, formando uma visão critica e criadora, que unifique o ensino técnico e médio, preparando os estudantes para além do mundo do trabalho.

Hoje, poucos são os estudantes que conseguem concluir o ensino médio, tampouco entrar no mundo das universidades e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e intelectual do país.

Essa realidade se agrava mais ainda com o vestibular, sistema esse de avaliação que não prioriza a vida do estudante na escola, que valoriza sim o mérito, o mérito de quem pode pagar um ensino de qualidade, de quem pode pagar um curso que o prepare para o vestibular, o mérito de quem consegue decorar um conhecimento que não existe na escola.

Fim do vestibular, por um modelo alternativo ao existente de acesso à universidade, que garanta também políticas afirmativas de permanência tal como passe estudantil, assistência estudantil e reserva de vagas.

Um povo que não controla seus recursos naturais não tem controle sobre sua própria soberania.

Por isso, como na campanha na década de 40, em que os estudantes saíram na defesa da construção da Petrobrás, hoje defendemos o controle da reserva de petróleo do pré-sal na mão dos brasileiros e o fortalecimento da Petrobrás, e que, do fundo a ser constituído com os recursos desta rica fonte, sejam destinados, no mínimo, 50% para a educação, pois assim não haverá argumentos contrários para que a educação não receba o financiamento necessário que os estudantes e o país merecem. Enfim, com esta conquista, podemos até superar o patamar de 10% do PIB na educação, bandeira histórica do movimento estudantil.

Com tantas lutas a serem travadas, com tantas expectativas e sonhos a serem alcançados, neste ano o congresso da UBES será um marco no calendário escolar, com a mudança do regimento podemos dentro das escolas com eleição em urna para escolher seus representantes, envolver um número maior de estudantes, que resultará em mais organização para o movimento estudantil, com mais participação, elevando o debate sobre a educação que estamos construindo. Com animação e disposição esse será um marco histórico para nossa entidade, envolver cada vez mais estudantes na luta por uma educação de qualidade.

A partir de agora, convocamos o 38º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, para alçar vôo em homenagem a tantos personagens que ao longo da história procuraram construir o Brasil, assim como Monteiro Lobato, que acreditava num pais que entenda que todo investimento em educação não é gasto e sim garantia de um pais mais justo e soberano.


CONGRESSO DA UBES!

Ficou deliberado no CONEG que o congresso da UBES acontecera entre os dias 3 e 6 de dezembro em Belo Horizonte - MG (sujeito a alteração de data e local), também foram designados os 26 membros da CNECO(Comissão nacional de credenciamento e organização) do CONUBES, que é a comissão responsavél pela organização do Congresso da UBES. Uma das deliberações mais importantes e festejadas no CONEG foi a eleição diretas para delegados ao congresso, ou seja, eleição direta pra escolha de delegados em todas as escolas do País, um avanço significativo na luta pela democratização e ampliação da participação do maior numero possivel de participantes as etapas do CONUBES. Agora a expectativa é geral, os processos eleitorais começam a partir de 23 de setembro de acordo com prévia deliberação do CONEG cabendo a CNECO alterações ou não dos prazos.
Agora a expectativa é geral, e aproveito para conclamar todos os estudantes maranhenses a participarem conosco na construção desse Congresso que se duvidas será o mais representativo da Hitoria da entidades. Este blog informará sempre que necessario os prazos bem como a agenda de atividades pré - CONUBES.


À JSB - JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
Companheiras e companheiros!

2009 tem sido um ano de grandes conquistas para a JSB no Maranhão e no Brasil, tivemos um ano repleto de grandes lutas e conquistas importantes para nossa organização, participamos ativamente dos intensos debates sobre as politicas prioritarias nas quais nos propusemos a discutir e contribruir, nossa intervenção tem sido notada nos debates sobre a conferencia nacional da educação onde a JSB tem suas bandeiras definidas amplamente debatida nos nossos foruns, na conferencia nacional de segurança publica - CONSEG, onde varias de nossas contribuição foram sistematizadas no rol das politicas de segurança que envolvem diretamente a educação e real situação da Juventude Brasileira e que serão implementadas no governo Lula e que se consolidarão como politicas de estado, estivemos no Congresso da UNE onde mais uma vez nossa organização avançou no rumo da consolidação da nossa participação na UNE e que demonstrou a maturidade que temos para entendermos o momento politico importante de avanços na educação Brasileira uma vez que no governo Lula foram comtempladas diversas lutas historicas dos estudantes brasileiros dentre elas a ampliação do numero de vagas nas universidades (REUNI), construção de novos Cefet's (Ifet's), e as politicas de acesso ao ensino superior, ENEM e Prouni, que possibilitaram aos estudantes brasileiros o acesso a universidade tão sonhada e a esperança mais convicta de inserção no mundo do trabalho. A JSB no Maranhão mais uma vez teve presença marcante e contribui de forma significativa com o fortalecimento de nossa entidade no país. Agora estamos frente a mais um desafio que é o de fortalecer nossa luta na nossa pricipal base e levar a mensagem propositiva da JSB aos secundaristas de todo estado, entendendo pois que, não podemos pensar em debater grande temas sobre a educação como a ampliação das universidades, ampliação das vagas em nosso país se não debatermos incialmente politicas de fortalecimento da educação basica que é o pontapé inicial do debate sobre o acesso dos estudantes ao ensino superior, ou seja, sem educação base de qualidade não teremos uma universidade forte como um todo para que seja instrumento de transformação da nossa sociedade. Portanto o debate prioritario é o ensino fundamental e médio. Aos companheiros do interior do estado nossos cumprimentos resaltandos que vocês são o esteio da nossa organização, vocês são imprecidivéis na construção desse momento historico, esperamos todos engajados nessa luta que é de todos nós que verdadeiramente construimos o movimento real na base. Estejamos portanto todos embuidos de um sentimento de contrução e consolidação da JSB, conscientes de que a nossa mensagem é que levará a conscientização e politização da Juventude Maranhense.

A luta companheiros,

Saudações Socialistas.

MANOEL FURTADO NETO
Diretor da UBES
JSB - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário