domingo, 12 de julho de 2009

O Senador secreto.


Roseana Sarney, no tempo em que foi senadora, fez gato e sapato do Senado Federal, isso não é segredo pra niguém. Eu costumo dizer que o nosso povo não sabe valorizar a democracia e suas regalias, porque as vezes em vez de eleger nas urnas representantes que conheçam sua realidade bem de perto, optam por votar em gente que nunca pisou no bairro onde mora o pobre eleitor pra ver um pouco da luta diaria do povo. Com base na afirmação de que o povo não valoriza a democracia, chego a conclusão de que o povo maranhense não merece a democracia, e também faz do seu voto gato e sapato. Mas afinal? o que o representante de um povo que vota em qualquer um descompromissadamente fará do seu mandato? ...

Bom, dá uma passada no site do Senado Federal é meu hobby favorito na internet, passo pra assitir alguns dicurssos de senadores que admiro, e conferir também algumas baboseiras nossas de cada dia, pra poder fazer a critica, fiz muito isso quando Roseana era senadora, por sinal era uma das piores Senadoras no Congresso, não tem debate, não tem discursso, não tem domínio linguistico, nem gramático, não tem acumúlo no debate politico em nenhum aspecto e ainda tinha o hábito de se apresentar com aquele velho discursso escrito pelo pai, o velho Zé riba. Mas, Roseana pelo menos ia ao senado, fazia os ouvidos dos senadores de pinico, mas ia. Quando Roseana deixou o Senado para vir ao Maranhão tomar posse do Palácio(porque governo não existe), ela deixou por lá um certo suplente de nome Mauro Fecury, velho aliado da trupe sarneysta, Fecury assumiu mais ainda não disse a que veio, não participa das sessões, nunca falou na tribuna nem proferiu discurssos nas salas de comissões... o que existe de fato, é um gabinete abarrotado de funcionarios, isso sem dúvidas, agora senador que é bom, nada.
O que mais me incomoda é a paralisia da sociedade quanto a essas coisas, porque como detentor de mandato parlamentar, representante de um dos estados mais pobres da federação, o minímo que esse senhor tinha que fazer era dá as caras no senador pra assinar o ponto e fazer minimamente jus ao salario gordo que recebe. No site do Senado, não se encontra um pronuciamento do Senador, e este blog agora vai começar a fazer uma contagem regressiva pra ver se até o final do mandato que se encerra em 2010 o senador vai a uma sessão do senado se apresentar e receber as boas vindas dos colegas. O bom disso tudo é que temos um senador a menos na bancada Sarneysta.
Não é a primeira vez que gente sem compromisso e sem história assume um cadeira no senado representando o Maranhão. Nos anos 90 com a morte do Senador Alexandre Costa e outros acontecimentos inesperados veio a assumir uma vaga no senado o puxa-saco Chiquinho Escorcio, cuja passagem no congresso foi marcada pelo projeto de criação do estado do Planalto Central, A proposta prevê a desapropriação de parte do território de Goiás e a anexação de cidades-satélites do Distrito Federal e municípios do entorno para a criação de uma nova unidade da Federação, projeto sem pé nem cabeça. Outro que assumiu o Senado pelo Maranhão foi o já falecido Senador Bello Parga, que assumiu em decorrência da morte do Senador Alexandre Costa, legislatura pela qual chiquinho assumiu. O Senador Lobão é outro que assumiu uma vaga sem ter sido aprovado conscientemente nas urnas, envolvido com escandalos o filho de Lobão também ainda não mostrou que é capaz de seguir o caminho do pai na politica. Desde que assumiu o velho tiranossauro Epitácio Cafeteira lida com os rumores de que sua seara aqui na terra esta terminando, mas contrariando a logica, Cafifa segue firme e parece que não vai ser fácil Afonso Ribeiro(nunca foi sindico de prédio) Assumir essa vaga de suplente. Por enquanto atenho-me em falar dos que estão vivos e vou cobrar diariamente a atuação ou pelo menos a ida do Senador Mauro Fecury ao salão azul, por enquanto o chamarei de "Senador secreto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário