quarta-feira, 8 de julho de 2009

Deputado que provocou acidente é expulso do PSB

O ex-deputado Fernando Carli Filho, que se envolveu em um acidente em que dois jovens morreram em maio em Curitiba (PR), recebeu nesta quarta-feira, em Guarapuava, município da região central do Paraná, onde seu pai, Luiz Fernando Ribas Carli, é prefeito, ofício comunicando que está expulso do PSB, partido pelo qual foi eleito em 2006.

Polícia quer prorrogar inquérito de acidente

Laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que Carli estava sob efeito de bebida alcoólica na hora do acidente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Carli Filho foi multado 30 vezes nos últimos seis anos. Do total, 23 infrações foram por excesso de velocidade. Como não recorreu de sete infrações, ele teve a habilitação cassada e não poderia dirigir desde julho do ano passado.
A expulsão de Carli foi assinada pelo presidente estadual da legenda, Severino Araújo, e só foi entregue agora porque o partido esperou vencer os prazos para a apresentação de defesa pelo ex-deputado no processo movido pela comissão de ética por infração ao estatuto do PSB. O motivo da expulsão foi o fato de Carli estar dirigindo com a carteira de habilitação suspensa.
Para expulsar o ex-deputado, Severino Araújo ignorou fax enviado por Carli no dia 29 de maio solicitando a desfiliação. Neste mesmo dia, Carli renunciou ao mandato na Assembleia Legislativa do Paraná, evitando que os deputados abrissem processo para sua cassação. Araújo alegou que não se poderia comprovar a autenticidade do texto do fax e, por isso, o processo de expulsão prosseguiu.
Severino justificou a expulsão pelo fato de o acidente ter ocorrido "devido ao despreparo e irresponsabilidade do deputado, motivando revolta e repúdio da sociedade e, a condenação da opinião pública, com repercussão negativa ao PSB, inclusive em nível nacional".
Expulso, Carli não poderá voltar ao partido a não ser com a anuência da Executiva Nacional do PSB. A expulsão também dificulta a entrada do ex-deputado em outra legenda, caso ele tenha interesse em voltar à vida política.
Nesta quarta-feira, foram espalhados por diversos pontos de Guarapuava outdoors com mensagem assinada por Fernando Carli Filho: "Agradeço a Deus pela vida e todos os que estão orando por mim", diz o texto do outdoor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário