quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ciro critica aliança do PT com PMDB

“falta hegemonia moral e intelectual para cimentar essa relação, que está mais para um ajuntamento fisiológico"

SÃO PAULO e SALVADOR - As articulações em torno da possível candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo de São Paulo ganharam corpo. O deputado Paulo Maluf (PP-SP), ex-governador do estado, conversou com Ciro e estaria disposto a levar suas bases para um projeto antitucano montado por PT, PSB e PDT em São Paulo. O PSDB governa o estado há 14 anos.

Em visita nesta segunda a Salvador, onde fez palestra sobre a crise econômica mundial na Associação Comercial da Bahia, Ciro disse considerar um erro a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter o PMDB como parceiro preferencial na aliança para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência em 2010. Segundo ele, falta hegemonia "moral e intelectual" para cimentar essa relação, que está mais para um "ajuntamento fisiológico", fato que poderá "custar muito caro ao país".

"Não acho que seja necessário, mesmo para ter o apoio do PMDB, se deixar tão frouxa a hegemonia moral e intelectual dessa relação"

Ciro encontrou-se com o governador Jaques Wagner (PT). Perguntado sobre que preço o país poderá pagar pela aliança do PMDB com o PT, Ciro respondeu com o exemplo do comportamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que, segundo ele, "dá as cartas, põe, dispõe, ameaça o governo com CPI, exige nomeação de Furnas pelos jornais com a faca no pescoço do presidente da República".

- Não acho que seja necessário, mesmo para ter o apoio do PMDB, se deixar tão frouxa a hegemonia moral e intelectual dessa relação. Qual é o cimento dessa aliança? A conversa pode ser gravada? Pode ser filmada? Se for, tudo certo. Agora me parece que tem uma porção de conversas aí que não dá para crianças assistirem.

Em São Paulo, sobre a possível mudança de domicílio eleitoral para a capital para se candidatar, Ciro afirmou apenas que continua avaliando a possibilidade da candidatura:

- Continuo pensando, mas não está definido. Conversar com o presidente Lula eu vou, porque converso sempre. Eu não confundo o desejo (dos meus aliados) com a realidade.

"Conversa política você não deve repercutir pelo jornal. O que conversei pertence a mim e a ele. Não falo. Mas se ele quiser falar, não faço objeções"

Enquanto espera o projeto anti-PSDB decolar, Ciro já garantiu endereço em São Paulo - até conta bancária na cidade ele já abriu - e tem estudado o estado. Maluf confirmou a conversa, mas se recusou a falar do conteúdo:

- Conversa política você não deve repercutir pelo jornal. O que conversei pertence a mim e a ele. Não falo. Mas se ele quiser falar, não faço objeções.

Políticos próximos de Ciro asseguraram que o PP está muito perto de fechar um acordo. O anúncio só seria feito em agosto, prazo pedido pelo PT.

Ciro colocou em seu nome contas do apartamento de sua filha, Lívia Saboya Gomes, que mora no bairro Higienópolis, para garantir o endereço eleitoral.

- Não estudo especificamente São Paulo. Estudo sempre o Brasil e São Paulo inclusive.

Fonte:O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário