quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Deputado é cassado por infidelidade partidária


Porto Alegre – O Partido Democrático Trabalhista (PDT) reconquistou na Justiça a sua sétima cadeira na Assembléia Legislativa gaúcha. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu por unanimidade, em sessão ordinária nesta quarta-feira, 20, cassar o mandato do deputado estadual Coffy Rodrigues (PSDB) por infidelidade partidária. O tucano elegera-se primeiro suplente pelo PDT nas eleições de 2006 e trocou de partido no transcurso do mandato. Com a renúncia de Rossano Gonçalves, Coffy assumiu a vaga que pertencia ao partido de Brizola na Assembléia.

Inconformado, o diretório regional do PDT ingressou com ação na Justiça Eleitoral para reaver a cadeira. Com a decisão do TRE, o segundo suplente da sigla, Ciro Simoni, será o novo integrante da bancada trabalhista no Parlamento gaúcho. “É uma vitória do PDT. O TRE fez justiça e recompôs o que o povo gaúcho havia decido democraticamente nas urnas em 2006”, comemorou Simoni, que vai agora exercer o mandato de deputado estadual pela quarta vez.

Coffy Rodrigues decidiu porque a tucana convidou o pedetista para ocupar a Secretaria de Obras do Estado. Coffy optou por trocar de legenda e aceitar o convite da governadora. O Deputado estadual vai recorrer da cassação do seu mandato.

Fonte: Correio de notícias

Opinião do blog: Enfim uma demonstração de que lei se cumpre nesse país. Pelo menos no Rio Grande do Sul. A regra é clara: o mandato parlamentar é do partido, até porque niguém se elege sozinho, exceto alguns casos onde o candidato alcança sozinho o coeficiente eleitoral. No mais a grande maioria precisa dos votos da legenda, da coligação, dos companheiros do partido para obterem o mandato. Mas... enfim, isso ainda vai demorar um pouquinho pra chegar aqui no Maranhão. Aqui o negócio é diferente: partido aqui tem outro nome: sigla ou legenda. O mandato aqui é do politico, se ele for rico, melhor ainda. Mandato do povo existe sim: do povo do Sarney, caso contrario... aqui deputado não é cassado por infidelidade partidaria de maneira alguma. É crime isso. Agora se sair dos trilhos da branca... ai pode ser que a coisa mude, e, derepente cassem alguém por infidelidade aos Sarneys. Isso sim da cassação no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário