terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ciro Gomes e Flávio Dino: A salvação para Lula e o PT



O presidente Lula anda muito decepcionado consigo mesmo, ele não consegue administrar o conflito óbvio entre o pragmatismo que o obriga a fazer as mais escusas alianças e o idealismo que fez dele o maior líder da esquerda do Brasil, da América Latina e quiçá do mundo nos últimos tempos. Lula Presidente, foi sem duvidas o presidente que mais abriu concessões ideológicas(se é que isso existe) na historia do Brasil. Nunca na história desse país um presidente cedeu tanto a tanta gente como Lula.

Na presidência inventou a tal da governabilidade (palavra usada pra montar a base do governo com quer que seja) que o fez refém do que há de pior na política brasileira. Partidos como o PTB, de Collor e o PMDB de Sarney, são hoje o motivo do grande mal estar do presidente e isso está causando grande conflito no planalto.

Lula perde o sucessor

O PTB de Roberto Jefferson deu origem ao escândalo do mensalão, 1º grande escândalo do governo Lula, na ocasião Roberto Jefferson abriu o bico e contou tudo que acontecia nos bastidores da “Governabilidade”. O mensalão começou a destruir o grandioso projeto petista de comandar o país, isso porque o PT viu o sucessor de Lula sendo julgado pela imprensa e condenado pela câmara a anos de ostracismo político. José Dirceu seria hoje, se tudo transcorresse normalmente o candidato de Lula e do PT a presidência, Dirceu com certeza estaria colado na popularidade de Lula e muitíssimo bem posicionado nas pesquisas. Lula sabe disso. E isso perturba Lula. Tudo por causa da tal governabilidade.

Maior parte pro PMDB

Por causa dessa invenção Lula foi obrigado a fatiar grande parte do Governo com o PMDB. Não perca a conta: Ministério da Integração Nacional, das Comunicações, da Defesa, das Minas e energia, da Saúde e Agricultura, além do Banco Central e é claro, com o aval de Lula, As presidências da Câmara e do Senado. Tudo isso para manter a governabilidade.

Partido olho gordo

Mas isso não enche os olhos do partido do Sarney, eles querem mais. Em troca de apoio a candidata do PT Dilma Rouseff, o PMDB quer a indicação do vice na chapa petista, fora o apoio do PT nos estados em que disputa o Governo, como é o caso de Minas Gerais onde querem emplacar o ministro Hélio Costa das comunicações, barrando assim a candidatura petista de Patrus Ananias ou do ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, pré-candidatos do PT ao governo do estado, essa disputa tem deixado o PSDB mineiro animado já que o candidato tucano o vice-governador Antonio Anastásia corre por fora e segundo a ultima pesquisa subiu de 4,5 % para 13%. O PMDB inclusive ameaça não apoiar Dilma se não tiver o PT no palanque de Hélio Costa em Minas.

Na Bahia o governador petista Jacques Wagner é candidato a reeleição e tem mais de 40% segundo as ultimas pesquisas, mas o PMDB novamente não abre mão de lançar candidato próprio, por lá Gedel Vieira Lima, que é ministro de Lula aparece nas pesquisas com pouco mais de 10%, mas o PMDB não quer abrir mão de lançá-lo candidato, o que fatalmente, fortalece a candidatura do ex-governador Paulo Souto (DEM) que tem entre 20 e 23 % nas pesquisas.

No Maranhão a situação é no mínimo constrangedora ao Presidente Lula e ao PT. Quem imaginaria que um dia havíamos de ver o PT no Maranhão tão perto de Sarney e o Presidente Lula no palanque de Roseana com tal desprendimento? Mas nem tudo o que parece é. Lula na verdade acorda todos os dias pedindo que o belisquem pra acordar do pesadelo que o atormenta. Lula estar profundamente envergonhado por estar prestes a apoiar Roseana Sarney no Maranhão.

Com Dilma é mais difícil

Lula busca a todo momento uma saída viável que não atrapalhe o projeto petista de manutenção do poder no país. A saída não é tão simples, mas é perfeitamente possível. Senão vejamos: Todo mundo sabe que a candidata petista Dilma Rouseff, tem dificuldades políticas para engatar sua candidatura, uma vez que lhe faltam alguns adjetivos essenciais para um candidato bem sucedido, faltam a Dilma além do carisma e simpatia, uma história de lutas que a referendem junto ao povo. Em não sendo uma grande líder popular como Lula e não tendo a história do Lula com a devida proporção que a candidatura presidencial exige, dilma teria que ter alguma experiência administrativa que a credenciassem como referencia frente a outros nomes de peso e com vasta experiência como Serra, Ciro e Aécio. E Dilma não tem.

Com a ausência de Zé Dirceu o PT teve que inventar a Dilma por falta de quadros que pudessem suceder Lula. Mas Dilma não avança. Mas pode ser eleita sim, basta que o PT esteja devidamente alinhado ao PMDB nos estados, ou seja, Lula elege Dilma mas acaba com o PT, destrói o partido que construiu ao longo de décadas. No Maranhão por exemplo o PT se vê cada vez mais próximo do palanque da oligarquia que sempre combateu, tudo por causa de Dilma.

Lula mais forte com Ciro

Lula porém esta convencendo-se de que o prazo para o crescimento de Dilma está se esgotando e se ela não avançar nas pesquisas o PT terá que recorrer ao plano b, e o plano b é Ciro Gomes. Lula sabe que Ciro tem gordurosa densidade eleitoral no nordeste e tem forte penetração nas regiões sul e sudeste. Fácil. Ciro com o apoio de Lula é imbatível.

A candidatura de Ciro é boicotada diariamente pela mídia nacional e pelo PMDB, afinal a candidatura de Dilma é o trunfo de que precisam para arrancar até as calças de Lula. Sabem também que se o candidato for Ciro a festa peemedebista acaba. Ciro vence fácil no Maranhão, sem Roseana e cia. Vence fácil na Bahia sem precisar de Gedel e consolida a aliança PSB, PCdoB e PT no estado. E o melhor Ciro vence em Minas Gerais, onde Aécio tem voto mais não passa voto a niguém. Vence no Rio e tem grande chance em São Paulo. Fácil. Não precisa raciocinar muito pra isso não.
´
"Apoio a Roseana pra eleger Dilma"

No Maranhão ainda tem um fator que preocupa os Sarneys. Se a Dilma não for candidata, Lula não precisará mais de Roseana. O PT não precisará mais aliar-se com o PMDB no estado, e estará livre pra compor com o PcdoB na candidatura de Flávio Dino ao Governo de Estado. Lula então teria que estar no palanque do PT, PSB e PCdoB no Maranhão, o que o impediria de estar com Roseana, inclusive porque o PcdoB, que é um aliado histórico, centraria forças no Maranhão e não aceitaria comportamento dúbio por parte do Presidente. Mesma imposição faria o PSB a Lula uma vez que tem 3 governadores em 3 importantes estados do nordeste (CE, PE e RN), não aceitaria que Lula apoiasse Roseana em hipótese alguma. Afinal Lula não vai de indispor com PSB que tem 3 governadores só pra eleger Roseana. Isso é utopia. Lula não é burro.

Se Dilma conseguir se viabilizar e for candidata, ainda assim Roseana corre riscos. Isso porque a Candidatura de Flávio Dino fará com que o PCdoB e o PSB pressionem Lula a apoiá-lo no Maranhão, o que trará dor de cabeça a oligarquia. Assim como Ciro Gomes, Flávio Dino também é boicotado diariamente pela mídia sarneysta que insiste em desmobilizar sua candidatura ao governo, sabem que Flávio é perigoso, é um candidato diferente, tem adjetivos que preenchem o ideário do povo maranhense, que vem demonstrando nas ultimas eleições que quer uma mudança de quadros na política maranhense, vide o fenômeno Bira em 2006 e o próprio Flavio Dino em 2008.

Portanto, ouso afirmar que Roseana só terá o apoio de Lula se Dilma for a candidata. Mata o PT, mas elege Dilma.

Se o Candidato for o Ciro, o candidato do Lula no Maranhão é Flávio Dino pelas razões obvias que foram expostas com riqueza de detalhes mais acima.

Se o Ciro não for o candidato do Lula, ainda assim Flávio Dino é candidato ao governo (afinal a candidatura dele não esta condicionada a isso) e impede a presença de Lula no palanque peemedebista no 1º e no 2º turno, esteja onde estiver o PT... Questão de conjuntura nacional (PCdoB/PSB) Duvido que Lula apóie os Sarneys com Flávio no 2º turno. É esperar pra conferir.

Esse sem duvidas é o caminho mais fácil pro Lula e pro PT, e é o melhor caminho para o Maranhão e o Brasil.

Opinião nossa. Nada demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário